
Introdução ao idioma Coreano

O alfabeto (hangeul) é constituído de Silabário; ele é composto por 24 letras puras, sendo 10 vogais e 14 consoantes que sofrem algumas alterações, formando 40 caracteres no total. Uma sílaba pode possuir um Batchim* ou não e pode ter no máximo quatro letras.
O Hangeul é organizado em blocos silábicos (chamamos de Jamo). Cada Jamo forma uma sílaba e o conjunto de sílabas forma uma palavra.
*Batchim ~ São consoantes que ficam sozinhas no final do bloco. Elas se juntam com a vogal seguinte ou modula a próxima consoante. Mas calma! Vamos estudar isso mais pra frente.

Para se tornar mais fácil de entender e pronunciar as palavras, usamos um método chamado de romanização.
O quê seria romanização?
Bom, é uma interpretação sugestiva da fonética coreana para falantes não-nativos.
안녕하세요! An-nyeong-ha-se-yo!
Hangeul Romanização
Mas posso te dar uma dica?
Não use o tempo todo a romanização; ela vicia e acaba te impedindo de progredir no idioma. Use-a apenas como uma ferramente de ajuda, quando não conseguir entender a fonética da palavra.
Já parou pra pensar... estudar coreano com o alfabeto nosso alfabeto não seria o mesmo que estudar nosso idioma com o alfabeto coreano? Será que isso é possível? Mesmo sabendo que nem todas as letras do nosso idioma têm no coreano e vice-versa ?
Então tente ao máximo não ler as palavras de forma romanizada.
Se você decorar bem o Hangeul, não irá sentir necessidade do ler a romanização.
No inicio vou colocar a romanização junto com as palavras em Hangeul, mas no decorrer das aulas, vou diminuir o uso. Ok?!